Como fazer um planejamento de marketing para sua Revenda de Gás?

  • por
Tempo de leitura: 1 minuto

O planejamento de marketing de uma empresa é o diferencial para o fortalecimento da marca e para manter um bom relacionamento com os clientes, além de ser um importante instrumento de gestão para alavancar as vendas. É através dele que a empresa pode entender suas prioridades e criar estratégias para melhorar o seu desempenho no mercado.

A princípio, o empreendedor e seus colaboradores precisam conhecer bem o próprio negócio, fazer uma pesquisa de mercado e obter um diagnóstico das necessidades para delimitar os objetivos a curto e longo prazo. Em seguida, devem focar no público-alvo para planejar as ações a serem realizadas e analisar os impactos que elas terão externamente.

É importante que as metas e ações de marketing sejam sempre elaboradas e executadas em equipe, para que todos compartilhem da cultura organizacional e se vejam como parte do processo. Caso tenha interesse, o empreendedor pode contratar uma agência de publicidade para dar suporte na elaboração e execução do plano de marketing junto aos seus funcionários.

Outros aspectos necessários para elaborar um planejamento de marketing são a mobilização de recursos financeiros, incentivo do gestor à interação entre os colaboradores e negociação de ideias, além da visualização de futuras oportunidades.

A reciclagem interna, isto é, o constante treinamento de empreendedores e demais colaboradores aprimoram as ferramentas de gestão. Por exemplo, se na revenda houver clientes insatisfeitos com o atendimento, é preciso identificar os motivos dessa falha e buscar treinamentos voltados para o telemarketing e relacionamento. O contato direto com clientes através de visitas, além de transmitir credibilidade, ajuda a identificar muitas necessidades em potencial para incluir no planejamento e buscar melhorias.

A análise e monitoramento do ambiente externo, que inclui concorrência, fornecedores, economia local e tendências de mercado são fundamentais na elaboração de um plano de marketing sólido. No entanto, não basta apenas colocar em prática todas as estratégias criadas, é preciso acompanhar os resultados e revisar o planejamento periodicamente.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *