Pular para o conteúdo

Vantagens e desvantagens de investir em uma revenda de GLP

  • por
Tempo de leitura: 2 minutos

Nem todo investimento possui apenas vantagens. Para entender melhor se vale a pena iniciar o próprio negócio, você precisa pesquisar bastante sobre o produto e o mercado. Caso tenha interesse em abrir uma revenda de gás de cozinha, é interessante conhecer todas as vantagens e desvantagens envolvidas, para que você possa se planejar de forma adequada e ter uma empresa de sucesso. 

Quais as vantagens de abrir uma revenda de GLP?

  1. Demanda permanente: 

Uma das maiores vantagens do gás de cozinha é que há uma demanda permanente para este produto, pois está presente em cerca de 95% dos lares brasileiros. Devido a esse mercado consumidor constante, se você investir numa revenda de GLP, obterá rápido retorno financeiro, em média no período de doze a dezoito meses após o investimento. 

  1. Margem de lucro:

A margem de lucro de uma revenda varia entre 25% a 30%, mas pode chegar a 40% de acordo com a localização. 

  1. Isenção de impostos:

Outra vantagem de ser um revendedor de gás de cozinha são os benefícios fiscais, através da isenção do recolhimento de impostos como PIS e COFINS para empresas cujo regime tributário seja o Simples Nacional.

Saiba mais sobre regime tributário aqui: Qual é o melhor regime tributário para minha revenda de gás.

Nesse caso são recolhidos apenas impostos como ISS (Imposto Sobre Serviço), cuja porcentagem é variável de acordo com o município, a contribuição federal, IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e os encargos trabalhistas conforme a quantidade de colaboradores.

Ao abrir uma revenda de gás de cozinha você tem grandes benefícios, mas também conta com algumas dificuldades. 

Quais as desvantagens de investir no ramo de gás de cozinha?

  1. Burocracias:

São várias as burocracias para abertura, entre documentos, localização, alvarás e inspeções. Veja mais sobre o que é necessário para abertura de uma revenda nesse link: O que é necessário para abrir uma Revenda de Gás?

  1. Periculosidade:

O gás de cozinha é um produto combustível e inflamável, de alta periculosidade com relação ao risco de incêndios. Por isso, são necessários diversos cuidados desde o armazenamento, manuseio e vestimentas adequadas. 

  1. Preço vinculado ao mercado internacional:

Um aspecto importante a se considerar é o fato de que desde 2016 o preço do petróleo é variável conforme o mercado internacional, ou seja, é vinculado à alteração do valor do dólar.

Diante do cenário econômico atual e em meio ao surgimento da pandemia do coronavírus, o gás de cozinha sofreu diversos reajustes de preço nos últimos dois anos. Assim, com o aumento do desemprego nesse período, a população de baixa renda busca alternativas ao uso do GLP, como o retorno da preparação de alimentos no fogão à lenha.

Saiba o por quê o gás de cozinha sofre tantos aumento aqui.

Porém, a economia muda constantemente e o gás de cozinha continua sendo a principal fonte de energia para o cozimento em geral, tanto nas residências dos brasileiros quanto em restaurantes. Dessa forma, você percebe que mesmo diante de vantagens e desvantagens, a relação entre custo e benefício continua viável para iniciar e manter o seu próprio empreendimento no ramo do GLP.

Quer conhecer o melhor sistema para revendas de GLP?
Agende uma demonstração aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BRPortuguês do Brasil